Pensamento Político Contemporâneo e Pensamento Político Brasileiro
ALUNA: Alana Souza
PROFESSORA: Maria Amália
DIREITO 2ºB
DISCIPLINA: Ciência Política
PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO E PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO
Entender a maneira como foram formulados e enfrentados na tradição do pensamento social e político é um dos caminhos para esclarecer o debate teórico contemporâneo. A própria análise da visão contemporânea sobre o passado é uma das formas adequadas de entender não apenas o passado, mas também a contemporaneidade.
A dimensão nacional e os aspectos mais gerais do pensamento social e político estão profundamente ligados. Um estudo no campo do pensamento político-social contemporâneo não dispensa o conhecimento do pensamento político-social como um todo. Este pensamento, em suas múltiplas vertentes, é, com efeito, a referência básica a partir da qual se formula em particular, o pensamento brasileiro.
Deste modo ao estudar o Pensamento Político Contemporâneo e o Pensamento Político Brasileiro, nos remete a um processo de análise da evolução destes pensamentos ao longo da história, bem como as grandes influências de cada período, para uma melhor compreensão do que conhecemos hoje como Pensamento Político.
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO
Tem seu surgimento através das três grandes movimentos que acontecem no séc. XIX, após a revolução francesa, com o Liberalismo, Conservadorismo e o Socialismo.
Liberalismo: Doutrina política e econômica surgida na Europa, no século XIX. Considera o direito do indivíduo de seguir a própria determinação, dentro dos limites impostos pelas leis, como fundamento das relações sociais. Por conseguinte, defende as liberdades individuais frente ao poder do Estado e prevê igualdade perante a lei.
Conservadorismo: foi um movimento que surgiu como reação contra as teorias iluministas. Os conservadores: São contrários à ideia de revolução, não acreditam que a razão individual seja o melhor fundamento para a ordem social. Consideram o poder