PENSADORES PEDAGÓGICOS
CONCEITO
PRINCIPAIS PENSADORES E IDEIAS DEFENDIDAS
RENASCENTISTA
Caracterizava por uma revalorização da cultura greco-romana. Influenciou a educação tornando-a mais práticas. As grandes navegações do século XVI e a invenção da imprensa exerceram grande influência neste pensamento pedagógico.
A educação renascentista preparou a formação do homem burguês. Foi caracterizada pelo elitismo e pelo individualismo liberal.
Atingia principalmente o clero, a nobreza e a burguesia nascente.
COPÉRNICO - para ele a exaltação Renascentista do indivíduo de seu livre arbítrio, tornara inevitável a ruptura no seio da igreja. Iniciou a reforma Protestante, que foi considerada como a primeira grande revolução burguesa.
VITTORINO DA FELTRE - defendia uma educação individualizada, o auto governo do aluno e a competição;
MARTINHO LUTERO – A educação protestante. Para ele, a exaltação Renascentista do indivíduo de seu livre arbítrio, tornara inevitável a ruptura no seio da igreja. Iniciou a reforma Protestante, que foi considerada como a primeira grande revolução burguesa.
MODERNO
RENÉ DESCARTES
JOÃO AMOS COMÊNIO - (1592-1670). Fortaleceu a convicção de que o homem é capaz de aprender e pode ser educado. Defende a generalização do ensino, subordinado a um órgão de controle universal, como meio de pôr fim às guerras. A grande didática, de 1633, em que faz uma tentativa de criar a ciência da educação utilizando os mesmos métodos das ciências físicas.
Na prática de ensino, Comênio foi o pioneiro na aplicação de métodos que despertassem o crescente interesse do aluno.
JOHN LOCKE – Tudo se aprende, não há ideias inatas. Com seu estudo do entendimento humano, Locke vê a razão como condutora do homem. Para ele, não há dúvida de que o fundamento de toda virtude está na capacidade de renunciar à satisfação dos nossos desejos, quando não justificados pela razão.
Francis Bacon
ILUMINISTA
O iluminismo educacional