Peneiramento de agregados
Agregado miúdo
Agregado cujos grãos passam pela peneira com abertura de malha de 4,75 mm.
Agregado graúdo
Agregado cujos grão passam pela peneira com abertura de malha de 75 mm e ficam retidos na peneira com abertura de malha de 4,75 mm.
Serie normal e intermediaria de peneiras
As series normais de peneiras costumam ser do tamanho igual a metade da peneira de serie normal anterior (maior). Por exemplo: 4,75 mm – 2,36 mm – 1,18 mm. Porem a partir que as peneiras tornam-se maiores, a diferença de tamanho das peneiras torna-se muito grande, assim há uma despadronização do tamanho dos agregados nesta serie, por exemplo, 75 mm – 37,5 mm, assim são implementadas as series intermediarias, separando os agregados destas series de forma mais padronizada. Assim como no exemplo citado (75 mm – 37,5 mm) são implementadas duas series intermediarias, 63 mm e 50 mm, dessa forma padronizando com menos disparidade a classe de agregados (75 mm - 63 mm – 50 mm - 37,mm).
Dimensão máxima característica
É associado a distribuição granulométrica do agregado, correspondente a abertura nominal da peneira normal ou intermediaria que retém uma porcentagem igual ou inferior a 5%.
Modulo de finura
O modulo de finura é a soma das porcentagens massa retida acumulada de todas as peneiras de serie normal, desconsiderando as peneiras de serie intermediaria e o fundo, dividida por 100.
Agregado total
Resultante de britagem de rochas cujo beneficiamento resulta em uma composição granulométrica que contem agregados graúdos e miúdos, ou por mistura intencional de agregados graúdos e areia, ajustando dessa forma a curva granulométrica em função das características do agregado e do concreto que se deseja preparar com o uso desse agregado.
Requisitos gerais
Os agregados devem ser compostos por grãos de minerais duros compactos, estáveis, duráveis e limpos. Não devem conter substancias de natureza e em quantidade que possam afetar a hidratação e