Pegada ecológica
Cálculo da minha Pegada Ecológica
O mundo vem crescendo de maneira desordenada, e a prova disso são as ações do homem que estão afetando nosso planeta. O consumo desenfreado está trazendo uma série de problemas ambientais e precisamos tomar medidas para que possamos viver no mundo melhor. A primeira medida seria pensar em nosso estilo de vida, em que podemos melhorar para degradar menos nosso planeta.
O tema pegada ecológica mostra para gente algumas maneiras básicas para melhorar a qualidade de vida em nosso planeta. Não se trata de uma conta exata e sim uma estimativa de como podemos organizar de maneira sustentável nossas vidas, aproveitando de toda capacidade que o planeta oferece de seus recursos naturais sem degradá-lo.
Esse cálculo é uma forma de medir o quanto cada pessoa, cidade ou país está fazendo para melhorar ou piorar o planeta.
Através do site (http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/) calculei minha pegada ecológica e percebi o quanto eu degrado meu planeta, abaixo podemos verificar esses dados:
Gráficos e números de minha pegada ecológica.
Recalculando minha Pegada Ecológica
De acordo com o primeiro resultado percebi que alguns hábitos devem ser mudados, mas de maneira sustentável, uma primeira meta que pretendo alcançar é diminuir no consumo de carne, pois esse um dos grandes vilões de nossa pegada.
Outra meta que preciso estabelecer é por em prática a coleta seletiva, pois em minha casa nada é separado.
Mas também observei alguns pontos positivos em minha pegada, um deles é em minha casa já possuir todas as lâmpadas mais econômicas, o consumo de eletroeletrônicos e eletrodomésticos ser muito baixo.
A meta mais complicada que tenho para alcançar é com relação ao transporte, pois moro em uma cidade pouco distante de Belo Horizonte que é aonde se localiza meu trabalho, meu estudo e toda a minha vida social. Mas