Pedagogia123
804 palavras
4 páginas
Nome: Luane Oliveira Brito Data: 02/04/2014Disciplina: Pesquisa Educacional I Turno: noite
Trabalho nº: 01
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade. 9 ed. São Paulo: Paz Terra, 2001.
O texto tem que ser claro e estar certo do objetivo que quer alcançar para que o ato de estudar não caia num exercício de memorização e sim de entendimento.
“Toda bibliografia deve refletir uma intenção fundamental de quem a elabora: a de atender ou de despertar o desejo de aprofundar conhecimentos naqueles ou naquelas a quem é proposta.” (p.9)
Estudar requer curiosidade
“Quem a recebe, por sua vez, deve ter nela não uma prescrição dogmática de leituras, mas um desafio. Desafio que se fará mais concreto na medida em que comece a estudar os livros citados e não a lê-los por alto, como se os folheasse, apenas”. (p.9)
O ato de estudar exige muito esforço e dedicação.
“Estudar é, realmente, um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica, sistemática. Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a”. (p.10)
O ato de estudar significa compreender e criticar.
“Isto é, precisamente, o que a “educação bancaria” * não estimula. [...] Sua “disciplina” é a disciplina para a ingenuidade em face do texto, não para a indispensável criticidade.” (p.10)
Desenvolver a disciplina intelectual.
“O que estuda se sente desafiado pelo o texto em sua totalidade e seu objetivo é apropriar-se de sua significação profunda.” (p.10)
Estudar exige criticidade
“Isto significa que é impossível um estudo sério se o que estuda se põe em face do texto como se estivesse magnetizado pela palavra do autor, á qual emprestasse uma força mágica.” (p.10)
A busca por outras bibliografias.
“Estudar seriamente um texto é estudar o estudo de quem, estudando, o escreveu.” (p.10)
É a busca das relações entre o conteúdo em estudo e outras dimensões afins do conhecimento.