Obesidade e Sedentarismo
A obesidade é considerada uma epidemia do século XXI e afeta crianças, adolescentes e adultos. As causas são, principalmente, as mudanças no padrão alimentar, com aumento da ingestão de alimentos calóricos (doces, salgadinhos e lanches rápidos) e a redução de nutrientes essenciais (frutas, verduras), associados à falta de atividade física.
O excesso de peso e a obesidade aumentam o risco do desenvolvimento de doenças crônicas (hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, câncer), o que é agravado ainda mais pelo sedentarismo. Ainda, por mais contraditório que possa parecer, a obesidade pode ocorrer junto a um quadro de desnutrição, em função de uma dieta pobre em vitaminas e minerais.
O ato de jogar games é tradicionalmente uma atividade sedentária. Contudo, provavelmente, a maioria das situações passa pela troca de atividades físicas saudáveis, como esportes e brincadeiras ativas, por ficar sentado na frente do jogo. Assim, não há gasto de energia suficiente para evitar o aumento de peso. Em alguns casos pode até haver uma relação direta com a obesidade, na medida em que ao jogar a pessoa se sinta mais ansiosa ou irritada e isso acabe levando a um comportamento alimentar mais compulsivo e desregrado.
O QUE É OBESIDADE? Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.
Como se desenvolve ou se adquire? Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente sócioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar.
A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas