Pedagogia Empresarial
A Contribuição do Pedagogo Empresarial para o Desenvolvimento do Capital Humano nas Organizações
Autor: Rejane Lucena
Data: 25/11/2010
RESUMO:
O presente trabalho pretende problematizar a contribuição do pedagogo empresarial no processo educativo no âmbito organizacional, sempre focado no incentivo de capacidades criativas por parte dos colaboradores, que precisam acompanhar a dinâmica das mudanças empresariais e para isso, precisam aprender a empreender .
As mudanças no cenário das organizações, em plena era do conhecimento, tem influenciado o comportamento dos profissionais que precisam buscar o desenvolvimento de capacidades, agilidades e criatividades para melhor desempenhar as suas atividades na área em que atuam.
É premente a adaptação às mudanças, a inovação e a tomada de decisões estratégias devem fazer parte da dinâmica das organizações. E estas, precisam estabelecer processos empreendedores que favorecerão o seu crescimento no mercado globalizado. Para isso, precisam investir na formação continuada de seus profissionais de forma a impulsioná-los a garantir a apropriação de conhecimentos e práticas voltadas a potencializar o capital humano na empresa.
Chiavenato, ressalta que "o capital humano é o patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar a competitividade e o sucesso". (2008:p.53)
Compreende-se então, que o treinamento e a educação profissional, tem como finalidade melhorar o desenvolvimento do potencial humano na empresa.
Nessa perspectiva, com o aperfeiçoamento das habilidades e conhecimentos dos funcionários sobre as atividades exercidas no meio organizacional, haverá ganhos significativos, não apenas para o colaborador, mas para a empresa, que fortalecerá a conquista de suas metas e objetivos.
De acordo com Chiavenato "O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o