Pedagogia de Projetos (UNESP)
A metodologia de projetos e a articulação do trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas1
Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO2
RESUMO: este artigo versa sobre o repensar da prática docente com as crianças pequenas a partir da perspectiva da metodologia de projetos que tem se constituído como instrumento de contraposição à fragmentação da ação pedagógica sem continuidade, descontextualizada e, muitas vezes, desprovida de sentido para as crianças. Por outro lado, os projetos se apresentam como meio de articulação das várias linguagens e atividades de expressão como: o teatro, a música, a brincadeira do faz-de-conta, a modelagem, a construção, a dança, a poesia, e a própria fala, essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade da criança. Resultado de pesquisa e vivência docente, o artigo discorre, principalmente, sobre os pressupostos teórico-metodológicos – base para a ação intencional do professor na articulação de seu trabalho didático-pedagógico com as crianças pequenas –, enfatizando os projetos que criam situações de aprendizagem reais e significativas. PALAVRAS-CHAVE: metodologia de projetos; ação docente; aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Em nossa experiência como pesquisadora, orientadora de estágio e de apoio pedagógico à educação infantil, temos visto duas formas mais freqüentes de desenvolvimento de trabalho do professor junto às crianças: ou se planeja por atividades isoladas que não se articulam entre si, ou se planeja a prática em torno de temas, tentando-se integrar, assim, todas as áreas de conhecimento.
No primeiro caso, constata-se uma fragmentação da ação pedagógica, que se apresenta sem continuidade, descontextualizada e, muitas vezes, desprovida de sentido para as crianças. No segundo caso, observa-se uma tendência de articulação forçada e artificial, buscandose a qualquer custo incluir atividades de todas as áreas dentro do tema em questão.
Além