pedagoga
Introdução
A Onda (título original: Die Welle) é um filme alemão de 2008 dirigido por Dennis Gansel e estreiado por Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt. É inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda. O filme foi produzido por Christian Becker para a Rat Pack Filmproduktion. Obteve sucesso nas bilheterias alemãs e depois de dez semanas, 2,3 milhões de pessoas haviam assistido ao filme
A Onda
O filme se passa na Alemanha nos tempos atuais. Professor Rainer elabora um curso optativo sobre a autocracia para os seus alunos. Logo no primeiro encontro ele promove a pergunta: “É possível a Alemanha sofrer com uma ditadura Eles não acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna O professor Rainer começa o seu curso promovendo uma série de modificações na sala de aula. ele exige que todos os alunos se refiram a ele como "Herr Wenger" Ele posiciona os estudantes de acordo com suas notas.
Rainer então sugere que todos os alunos do grupo devem vestir uma camisa branca e calças jeans, para que não haja mais distinções entre os alunos e unir ainda mais todos eles. Mona, uma aluna que desde o início mostrou-se relutante a fazer parte do experimento, afirma que usar uniformes vai acabar com a individualidade de cada um (mais tarde, ela troca de turma e passa a integrar a classe de anarquismo). Outra aluna, Karo vem à aula do dia seguinte sem uma camisa branca, por não gostar da vestimenta, e descobre ser a única a não aderir ao uniforme. O uso do uniforme é importante para que nao venha ter uma desigualdade no meio afetivo escola Os alunos sugerem que, por ser um grupo, devem criar um nome. Após uma rápida eleição, o nome "A Onda" é escolhido.
"A onda". A onda tinha como tema e lema, Disciplina comunidade e ação. Os alunos