Pdgb
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO URBANO I
PROFª. DRª. ROBERTA M.RODRIGUES.
Antônio Santiago Borges 07004001301
Débora Costa Silva 09004004301
Fernando Augusto Vaz Vieira 08004005101
Mariane 04004003401
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA GRANDE BELÉM-PDGB.
BELÉM-PA
2012
Antônio Borges
Débora Costa Silva
Fernando Augusto Vaz Vieira
Mariane
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA GRANDE BELÉM-PDGB
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Planejamento Urbano, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufpa, sob a orientação da Profª Drª. Roberta Menezes Rodrigues
BELÉM – PA
2012
CONTEXTO HISTÓRICO DE ELABORAÇÃO DO PLANO
O Plano de Desenvolvimento da Grande Belém (PDGB) nasce dentro de um contexto, onde a Amazônia é vista pelo Estado como a nova Fronteira de Expansão, conforme podemos perceber no trecho abaixo, do primeiro volume do Plano, Tomo I, que diz:
“uma região pioneira em fase de mudanças, que graças a uma combinação feliz, mas não casual, das tendências estruturais do mercado mundial e das crescentes necessidades de desenvolvimento do resto do país, apresenta um espectro bastante promissor de setores econômicos dotados de vantagens comparativas de complementariedade com a economia nacional”.
Na década de 70, o Governo Federal aplicou políticas de desenvolvimento econômico denominado superplanos, através dos quais foi viabilizada a criação de 15 pólos de desenvolvimento agropecuários e mineração (Fig.01). Foram criadas as agências de desenvolvimento e aplicados planos de adequação urbanística voltada ao desenvolvimento econômico e social. No presente trabalho iremos abordar de maneira sucinta o PDGB, que foi desenvolvido em escala metropolitana abrangendo a cidade de Belém e seus distritos, além do município de Ananindeua.
Os estudos sobre a região Amazônica ainda que, neste momento, pareça ser incompleto, o que já se conhece possibilita incluir a Amazônia