Pco layout do canteiro de obras
Os estudos realizados pelo IPT apresentou como resultados sugerindo itens como: modernização organizacional e gerencial da execução de obras, elaboração do projeto do canteiro de obras, racionalização do transporte, manuseio e armazenamento de materiais, do uso de equipamentos e ferramentas, melhoria das condições de trabalho e racionalização das técnicas de execução. Esses resultados apresentados são bastante semelhantes aos princípios básicos da administração propostos por Taylor.
O canteiro de obras tem como objetivo propiciar a infraestrutura necessária para a produção do edifício com os recursos disponíveis no momento necessário para sua utilização podendo ser mais eficiente e eficaz em função do projeto do produto e da produção e da forma de gerenciamento empresarial e operacional, influindo na produtividade da utilização dos recursos em função da sua organização e do seu arranjo físico. Existem hoje muitas construtoras que desenvolvem esse tipo de projeto afim de diminuir custos e elevar seu lucros, empresas pioneiras como na cidade de Recife.
O canteiro de obras é definido como sendo a área de trabalho fixa e temporária onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra, pode ser definido também como sendo áreas destinadas a execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.
As diversas estratégias existentes para o planejamento do canteiro, se complementam em alguns casos, e se superpõem em outro, não existindo uma integração do projeto do produto e da produção como base para o desenvolvimento do planejamento do canteiro de obras, que consideramos fundamental para a obtenção de resultados mais eficientes e eficazes.
O projeto possibilitou a identificação de diferentes procedimentos, utilizados para o projeto e funcionamento dos canteiros de obras, muitas vezes em completo