Pcc - autismo e esquizofrenia
O Transtorno Autista é um distúrbio crônico, que se manifesta no final da primeira infância, caracteriza-se por prejuízos graves no seu desenvolvimento, se afastando do contexto social, que lhe parece aversivo e penoso.
Avaliar ou diagnosticar um quadro Autista não é fácil devido às comorbidades a ela relacionada, e o grau evolutivo de cada sintoma.
Não há uma preocupação em inserir essas crianças em instituições educativas, mantendo-as isoladas. Costumam frequentar Centros de Saúde Mental, Hospitais, entre outros, e na maioria das vezes fazem uso de medicamentos.
Devido esse isolamento, desde 1990 há uma preocupação em manter essas crianças no ensino regular, sendo assistidas por uma equipe multidisciplinar que atua junto da escola e de seus familiares.
➢ Características do Autismo:
Anormalidade na interação social e da comunicação, um repertório restrito de interesses.
Pode haver um comprometimento nos múltiplos comportamentos não verbais (ex: contato visual, expressão facial, postura e linguagem corporal). Pode apresentar pouco ou nenhum interesse em estabelecer amizade com seus pares (ex: irmãos). Quando mais velhos pode ter interesse em amizade, mas não compreende as convenções de interação social. Falta de reciprocidade social ou emocional (ex: não participar de atividades como jogos brincadeiras sociais, preferindo atividades solitárias). A percepção da presença do outro individuo, encontra-se comprometida, podendo ignorar outras crianças, pode não perceber o sofrimento alheio.
Comprometimento da habilidade verbal e não verbal, pode haver atraso ou ausência de fala, nos indivíduos que chegam a falar pode existir dificuldade de iniciar ou manter uma conversa. Uso estereotipado de uma linguagem repetitiva de palavras ou frases, entonação, timbre e ritmo também podem ser anormais.
Apresenta padrões repetitivos, preocupação persistente com partes de objetos inanimados e partes do corpo (ex; pedaços de