pbl sva
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
ENGENHARIA AMBIENTAL
PBL – Etapa 3 FMPEEE
Jullyanne Pereira Neves
Thais Freitas da Silva
Warley Cirilo Dias de Sousa
Profª Dr. Paula Benevides de Morais
Palmas – TO
2014
Força Motriz
A cidade de Araguatins -TO detém um enorme potencial, banhada pelo Rio Araguaia, recebe no período de verão um número expressivo de turistas, oriundos do sul do Maranhão e do Pará, de Brasília e de Goiânia, os banhistas de diversas localidades do país se deslocam para as praias dessa cidade.
O aumento do número de casos da doença ocular de etiologia desconhecida coincidiu com o período de seca dos rios (julho a setembro), época em que as crianças (faixa etária mais afetada) estão de férias e há uma maior utilização das praias pelos veranistas.
Através de análise, confirmou-se a hipótese de que haveria uma fauna rica de esponjas no Araguaia, no trecho fronteiro à cidade de Araguatins. As esponjas em questão possuíam um esqueleto espinhoso, composto de espículas que as tornavam mais resistentes, e em decorrência da morte desses organismos por conta da baixa do nível da água naturalmente na cidade de Araguatins, essas espículas foram dispersas na água, penetraram na pele, em tecidos conjuntivos e mucosas (olhos, boca, nariz e tubo digestivo) das pessoas que entraram em contato com a água do rio.
Pressão As pressões que existem na problemática apresentada giram em torno da época do ano. Se for um período do ano chuvoso, há uma tendência menor de se ter uma quantidade de espículas que cause mal a saúde humana. Porém, se for um período de seca, haverá uma alta taxa de mortalidade de esponjas, que liberarão as espículas , e consequentemente, haverá um maior risco a saúde humana.
Estado
A área do Município é de 2.991 Km², dos quais cerca de 7 Km² de área urbana e de 2.984 Km² de zona rural. A