desigualdade social
Conheça um pouco mais sobre esta profissão, que encontra um mercado de trabalho bastante amplo e um campo de atuação imenso, infelizmente. Afinal, o Brasil é um país repleto de injustiças e desigualdades sociais, objeto de luta destes profissionais. Por ser uma carreira com muitas possibilidades de atuação, o assistente social pode trabalhar tanto na área pública quanto dentro de empresas.
No setor público este profissional atua como executor ou como elaborador de políticas sociais nos mais diversos campos: saúde, família, idosos, crianças e adolescentes, meio ambiente, situações de risco, ou qualquer área que necessite de soluções para problemas sociais. Nas empresas e indústrias, por exemplo, pode atuar no departamento de Recursos Humanos, promovendo ganhos na qualidade de vida e do ambiente de trabalho dos funcionários.
“Hoje em dia, todos sabem o quanto é importante para as empresas e funcionários o desenvolvimento de programas de qualidade de vida. É mais que provado que melhorar as condições de saúde e trabalho aumenta a produtividade das empresas”, explica Adriana Giaqueto, professora e coordenadora do conselho dos cursos de graduação em Serviço Social da UNESP. Ela explica que as principais ferramentas para propor melhorias nas empresas são entrevistas individuais com os funcionários, visitas domiciliares, reuniões e dinâmicas de grupo.
Entender as necessidades dos funcionários é tarefa das mais simples para estes profissionais. No entanto, implementar as mudanças é um grande obstáculo. Muitos empregados, inclusive, podem não confiar em seu trabalho, pois