Países Latinos
Guianas
As três guianas, Suriname, Guiana Francesa e Guiana.se localizam ao Norte da América do Sul, banhadas pelo Mar do Caribe. A única que ainda permanece como colônia é a Guiana Francesa, que possue 137 mil habitantes e é formada por aruaques e caribes, com importantes fluxo de africanos.
Com a construção da base de lançamento de satélites em Koroui, a Guinana Francesa adquiriu notoriedade internacional. Atualmente o país só reinvindica o status intermediário de auto governo e não a independência.
A guinana é habitada por várias tribos indígenas e é marcada por grandes fluxos migratórios tendo assim, uma grande diversidade etnica. Uma importante característica desse país são as lutas de carater ideológico ligadas a políticas socialistas. Conquistou a independência da Inglaterra em 1970, e no final dessa década devido uma grande instabilidade socio-econômica adotou uma constituição socialista. Possui 751 mil habitantes e apenas 1% desses são analfabetos.
O suriname, antiga guiana holandesa, é o menos país da América do Sul, com um total de 144mil habitantes. O país é marcado por diversas lutas sociais comandadas pelos Cimiarrones, Após a abolição da escravatura um grande fluxo migratório de asiáticos se estabeleceu no país, o que gerou grandes divisões étnicas e disputas ideológicas.
No mercado de trabalho os asiáticos passaram a ocupar cargos mais altos no governo em comparação com o resto da população.Diferentemente dos últimos séculos, no século XXI o Suriname adquiriu uma relativa estabilidade política.
Colômbia
Localizados na América do Sul, Venezuela e Colômbia são banhados pelas águas do Caribe, e bem posicionados em relação ao Canal do Panamá, facilitando assim, a conexão com o comércio exterior.
A venezuela ganha tem destaque no cenário internacional por suas grandes reservas petrolíferas, enquanto a Colômbia ganha visibilidade em função do forte fluxo de narcotráfico, e pela estendida guerra civil.