Patologia associada a necrose
DOENÇAS RELACIONADA A NECROSE
Após ser feito uma breve revisão das causas gerais, mecanismos e morfologia da lesão e necrose celular, descrevemos, a seguir, algumas formas comuns de lesão celular, ou seja, lesões hipóxica e isquêmica, assim como alguns tipos de lesão celular, ou seja, lesão tóxica. Apesar de a apoptose contribuir para a morte celular em alguns desses casos, ela possui muitas características singulares.
INTRODUÇÃO
Necrose: a célula como vítima A morte das células é um processo fisiológico normal, totalmente regulado. Mas as células também morrem de modo não-fisiológico, o que causa a maioria das doenças.
A
morte é patológica ou "acidental" quando a célula é impedida de manter seus processos vitais por lesões físicas ou químicas causadas por fatores externos, como temperaturas extremas, radiação, traumas, produtos tóxicos e falta de oxigênio (como no infarto do miocárdio e na gangrena).
As
lesões podem ter ainda origem biológica, como nas infecções por bactérias ou vírus. Esse tipo de morte celular, o único conhecido pelos cientistas mais antigos, é chamado de necrose. inflamação, típica da necrose, é importante para limitar infecções e remover restos de células, mas a atividade e as secreções dos glóbulos brancos podem também danificar tecidos normais vizinhos, às vezes de maneira devastadora.
A
DOENÇA- são manifestações patogênicas que influenciam na nossa qualidade de vida. Dependendo de sua gravidade, podem levar à morte. NECROSE- morte celular ACIDENTAL ou patológica: •Injúrias e agressões celulares por factores ambientais, mecânicos ou por microrganismos e outros patógenos e que levam à RUPTURA da membrana plasmática.
Doenças relacionado com necrose
Doenças vasculares (AVC Hepatite bacteriano Necrose da cabeça do fémur Abcesso Tuberculose Infarto renal Isquemia Peste bubónica