Patch Adams
Trabalho de sociologia
Introdução A escola é um ambiente de socialização, organização, aprendizado e de ética. Obviamente, sem a ética, todos os outros objetivos dariam errado. Ética são os valores estabelecidos pelo social, regras impostas, e ela é essencial em qualquer lugar, principalmente em uma escola, que é onde vivemos a maior parte do tempo. Ter atitudes éticas é uma das formas de ser educado e a educação começa em casa, mas é na escola que ela se desenvolve, afinal, é nela que você conhece novas pessoas de diferentes jeitos, aprendendo a respeitá-las.
A (falta de) ética na escola
"Uma vez mentiroso, sempre mentiroso" dizem os pais e de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos comprova que quem cola mente mais. O estudo mostra que as atitudes feitas na escola refletem na futura vida adulta.Os resultados ainda mostram que quem colou nos exames do ensino médio são consideravelmente mais propensas a serem desonestas quando adultas.O relatório foi divulgado pelo Josephson Institute of Ethics, em Los Angeles.
Quando se trata de valores éticos na escola, não podemos deixar de citar o recente caso da “garota de vestido curto” da universidade Uniban, que sofreu por estar usando um vestido curto rosa.
Todas as noticias veiculadas nos remetem a uma crise de valores, ausência de ética e desonestidade generalizada. Se tomarmos como exemplo de vida nosso cotidiano percebemos situações que podem ser resultados dessa crise de ética: mensalão, dólares na cueca, pirataria, sonegação de impostos, e por ai vai...
O que esperar de uma criança que tem como situações do dia-a-dia tal fatos descritos? Elas serão melhores governantes para o país? A escola tem um papel primordial nessa questão. Ela deve ser a primeira a mostrar indignação diante de tais fatos, a primeira a exigir uma melhora diante da sociedade como um todo.E não basta só a revolta, a escola