Patagônia
LOCALIZAÇÃO: A Patagonia é uma região natural que se localiza no sul da América do Sul, abrangendo quase um terço dos territórios da Argentina e do Chile. São quase 800.000 quilômetros quadrados de território virgem, pouco explorado e de escassos habitantes, uma região riquíssima em recursos naturais de imcomparável beleza, fazendo deste local um dos mais bonitos do planeta.
Começa perto do paralelo 37 e estende-se até a ilha da Terra do Fogo, cuja capital é Ushuaia - conhecido como o fim do mundo, com suas paisagens contrastantes: para oeste está o mar do pacífico, de norte a sul corta a Cordilheira dos Andes, no centro da região, a Patagônia extra-andina, desértica, formando pedregosas mesetas e grandes extensões de campo, para o leste encontra-se a Costa Atlântica . E para o sul, chega-se até a Ilha Grande da Terra do Fogo.
CLIMA: O clima da Patagônia é menos severo do que supôs os primeiros viajantes. O extremo leste é mais quente que o extremo oeste, especialmente no verão, quando uma massa de ar equatorial atinge a costa leste, enquanto o oeste encara uma massa de ar frio. A temperatura média anual é de 11ºC, e as médias extremas são de 25,5ºC e –1,5ºC.
ECONOMIA: A principal atividade econômica da patagônia é a mineração, caça de baleias e extração de madeira. Produção de energia também é crucial para a economia da região. Linhas de trens foram planejadas para cobrir a Patagônia continental e servir as indústrias de petróleo, mineração, agrícola e de energia, além de uma linha que foi construída para conectar Bariloche a Buenos Aires. O turismo também tornou-se importante a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, uma vez que as reservas de vida selvagem e os parques nacionais passaram a atrais número crescente de pessoas.
FAUNA E FLORA: A variada geografia argentina e a existência nela dos mais diferentes climas, fazem deste território o éden da observação de espécies de flora e fauna autóctones: colônias de animais marinhos na