Passo individual Atps capital de giro
A importância da gestão de estoques para o capital de giro é mostrar as principais questões envolvidas na gestão de estoques, apresentar os modelos que auxiliam na gestão de estoques, mostrar como a logística e a gestão da cadeia suprimentos podem contribuir para a gestão do capital de giro.
O gerenciamento de caixa, crédito e estoques. Estabelecer nível adequado de estoque: custos riscos e maior volume: maior necessidade de capital de giro – menor volume: prejudica conclusão de metas, manter ativo o ciclo operacional financeiro.
Link.http://pt.slideshare.net/finfearp/cap-3-gesto-financeira-de-estoques-e-logstica
Passo 3.
A gestão do capital de giro
Diz respeito aos elementos de giro que correspondem aos recursos correntes, de curto prazo, da empresa. (AC e PC) Aborda compras de MP, pagamento de fornecedores, estoques, processo produtivo, vendas, concessão de crédito, recebimento, pagamentos de salários, impostos.
Nível de caixa adequado para sustentar as atividades operacionais da empresa e para atender necessidades inesperadas e aproveitar eventuais descontos comerciais;
Nivel de crédito em consonância com o comportamento das vendas, associado a uma política crédito (riscos, prazos e cobrança).
Nível de estoque adequado, considerando custo de que esse estoque representa para a empresa e o risco que incorrerá caso falte o estoque.
Passo 2.
1. O que é capital de giro total?
R: O capital de giro de uma empresa é a soma dos recursos financeiros aplicados no caixa, bancos, estoques e valores a receber de clientes. Normalmente, o capital de giro é influenciado pelo volume de vendas, compras, custos das vendas e, principalmente, pelos prazos médios de estocagem, recebimento das vendas a prazo e pagamento