Passo 2 atps adm
De acordo com o tempo que vão ocorrendo essas evoluções, esses conceitos enfatizam os problemas que estão em mais evidencias. A escola clássica enfatiza as tarefas e é a base de todas as outras teorias posteriores, seja criticando os pontos falhos ou usando os benefícios da mesma.
Com a revolução industrial, foi exigido o aumento da produtividade e economia de mão de obra com os desperdícios, e baseado nisso o racionalismo passou a ser aplicado às ciências naturais e sociais, porém o trabalho não deixou as antigas técnicas para executar a racionalização do trabalho.
A observação dos trabalhadores fez com que notassem as falhas no processo e a baixa produtividade, o que pediu uma mudança no comportamento dos envolvidos impulsionando a criação de uma padronização do trabalho a fim de aumentar a produtividade. Estudos foram feitos até que chegassem ao nomeado método “the best away”, os trabalhos foram controlados e planejados para que todos tivessem suas responsabilidades bem definidas, centralizando o pensamento das coisas que envolviam todo o processo do Departamento de planejamento. A supervisão ficou responsável por verificar se as tarefas estavam sendo feitas de acordo com o esperado “a questão não era trabalhar duro, nem depressa, mas trabalhar de forma inteligente”. (MAXIMIANO, 2006, a41-42), define bem o que os pensadores de Administração queriam introduzir na época, mais que eficiência, racionalidade.
Daí surgiu as funções administrativas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, que são aplicados aos dias de hoje pelos administradores, cuidando do “chão de fábrica” até a alta gerência. Surgiram as idéias e princípios da divisão do trabalho e disciplina, princípios de autoridade e responsabilidade, espírito de