passo 1 desigualdade social
DESIGUALDADE SOCIAL
Verifica-se que a desigualdade social é hereditária e que um dos motivos é a desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social. as estratégias para solucionar ou amenizar esta situação é manter o crescimento economico e criar um mecanismo nas politicas sociais redistributivas que enfrentem a desigualdade com firmeza e sem oscilação.
Fatos e situações que mostram que estamos mal:
A evolução da pobreza e da indingência no Brasil; situações de carência em que os individuos não conseguem manter um padrão minimo de vida condizente com as referências socialmente estabelecidas; insuficiencia de renda; familias com renda per capita abaixo da linha da pobreza; familias com renda inferior à linha da indigência, 21 milhões de brasileiros classificados como indigêntes; pobreza; escassez agregada de recursos e a má distribuição dos recursos existentes.
Fatos e situações que mostram que estamos bem.
O Brasil não é um país pobre;
A origem da pobreza e desigualdade social, não reside na escassez de recursos; mas sim na baixa renda per capita brasileira e o elevado grau de desigualdade na distribuição dos recursos existentes no brasil; apesar do Brasil ser um país com muitos pobres, sua população não está entre as mais pobres do mundo.
Pode a sociedade brasileira,com a dotação de recursos que possui, erradicar a pobreza? somente com uma distribuição equitativa dos recursos nacionais disponiveis seria muito mais do que suficiente para eliminar toda pobreza, mas quanto maior for a distancia entre o valor da renda média dos mais ricos e o valor da renda média dos mais pobres menos justa deve ser considerada a sociedade. nota-se uma estabilidade da intensa desigualdade de renda que acompanha a sociedade brasileira ao longo dos anos. O diagnóstico referente a desigualdade social no brasil não é porque somos um país pobre, mas sim um país extremamente injusto e desigual