pascoa
Do hebraico, pessach. Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.
Para crianças:
PÁSCOA JUDAICA (simbólica)
ELEMENTOS: cordeiro, pães asmos e ervas amargas.
Disse o Senhor a Moisés: diga a toda congregação de Israel: aos dez deste mês tome cada homem um cordeiro para sua família, um cordeiro para cada casa... sem defeito, macho de um ano...toda congregação de Israel o matará ao crepúsculo...tomarão do sangue e porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem. Naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos e ervas amargas... Comereis apressadamente, esta é a páscoa do Senhor... Passarei pela terra do Egito e ferirei todos os primogênitos da terra do Egito... Eu Sou o Senhor.
O sangue vos será por sinal nas casas... Não haverá entre vós praga destruidora quando eu ferir a terra do Egito. (Êxodo 12)
O povo de Israel estava no cativeiro egípcio, por 400 anos, quando finalmente, Deus enviou Moisés para libertá-los de Faraó. (tirano)
Essa libertação aconteceu através do juízo de Deus na forma das 10 pragas, sobre o Egito.
Na ultima praga, (a morte dos primogênitos) foi requerido o sacrifício de um cordeiro por aquele que desejasse escapar daquela terra amaldiçoada.
O povo foi libertado (passou) do cativeiro, e partiu para a terra prometida.
Esse evento deveria ser comemorado para sempre pelos judeus, com afeição da páscoa.
“Esse dia vos será por memorial... quando vossos filhos perguntarem: que rito é este? Responderás: é o sacrifício da páscoa do Senhor,... quando feriu os egípcios e livrou nossas casas”.
Êxodo 12
Mas essa páscoa era apenas uma ilustração da verdadeira páscoa em queCristo é o Cordeiro sacrificado por Deus para a salvação dos que crêem.
Hoje, milhares de judeus, ainda comemoram a páscoa dada por Deus a Moisés, por não acreditarem que Cristo é o “Cordeiro de Deus’’ que veio ao mundo.
PÁSCOA CRISTÃ (realidade)
Assim como o povo de Israel foi