Partículas subatômicas
O próton é uma partícula subatômica que faz parte do núcleo de todos os elementos, junto com os nêutrons e tem carga elétrica positiva. O número de nêutrons de um átomo pode variar, mas o número de prótons deve permanecer o mesmo. A sua massa é de, aproximadamente, 1,673 · 10−27 kg ou 1.007276 u ou mais usualmente 1 e sua carga elétrica real é de, aproximadamente, 1,6 · 10−19 coulombs ou, mais usualmente +1.
Os nêutrons foram identificados pela primeira vez em 1932, pelo físico inglês James Chadwick, a falta de carga elétrica torna essa partícula neutra, está presente no núcleo do átomo juntamente com os prótons. Os nêutrons possuem valores de massa próximos aos da massa de prótons.
A luz é constituída por minúsculas partículas elementares, os fótons, como qualquer partícula, possui uma certa energia que é quantizada, sendo enviada em pacotes de onda carregados pelos fótons. Um fóton possui a menor quantidade de energia existente que é calculada através da relação E = hv, onde h é a constante de Planck e v é a freqüência de oscilação da onda eletromagnética. A emissão de um fóton ocorre durante a transição de um elétron de um átomo, quando ele recebe energia e quando emite energia.
Neutrinos são partículas neutras, ou seja, sem carga elétrica, extremamente pequenas e com massa tão insignificante que após sua descoberta acreditou-se que não possuíam massa. Uma grande fonte de neutrinos próxima de nós é o Sol, onde ocorrem violentas reações nucleares o tempo todo.
Os pósitrons são partículas produzidas artificialmente, é o elétron com carga positiva. A formação de um pósitron acontece quando um próton no núcleo decai dentro de um nêutron e um elétron é