parto e gravidez
adriano; MARIANA; DANILO; BRUNO.
Professor: Angela
Em Física, queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade.
Exemplos:
• Uma nave espacial com seus propulsores desligados
• A trajetória da Lua ao redor da Terra, a órbita da Terra ao redor do Sol, ou a órbita de um asteróide ao redor do Sol.
• Na Terra, caindo através de um tubo no vácuo, por exemplo: o Para um experimento físico o Nos centros ...de experiências da NASA
Lançamento vertical para cima
Considerando uma trajetória orientada para cima, em um lugar onde a aceleração da gravidade seja constante, com módulo igual a g, e os efeitos do ar desprezíveis, um objeto foi lançado para cima com velocidade em módulo igual a v0.
À medida que um corpo lançado para cima sobe, sua velocidade escalar diminui até que se anule no ponto de altura máxima. Isso ocorre porque o movimento é retardado, ou seja, o movimento se dá contra a ação da gravidade.
Lançamento vertical no vácuo.
Lançamento Vertical no Vácuo refere-se ao fato de se desconsiderar a resistência do ar.
Independente da massa, corpos lançados com a mesma velocidade inicial para cima, atingirão a mesma altura máxima.
Se não estivéssemos considerando o fato do lançamento ser no vácuo, teríamos que considerar o atrito com o ar. No entanto a força da gravidade deverá ser considerada nesses dois casos. Aí seria um caso particular do lançamento oblíquo, onde o ângulo de lançamento com a horizontal é de 90 graus. É um movimento acelerado quando pra baixo (a favor da gravidade) e retardado quando pra cima (contra a gravidade).
O valor da gravidade de 9,8 m/s2, pode ser positivo (para baixo) ou negativo (para cima).
As equações do movimento, são:
Velocidade em Relação ao tempo: V=V0 – g t
Posição em Relação ao