Partições
2 TIPOS DE PARTIÇÕES
2.1 Partições primárias
Este tipo de partição contém um sistema de arquivos. Em um disco deve haver no mínimo uma e no máximo quatro partições primárias. Se existirem quatro partições primárias, nenhuma outra partição poderá existir neste disco. As partições primárias são nomeadas da seguinte forma:
/dev/hda1
/dev/hda2
/dev/hda3
/dev/hda4
Uma dessas partições deve estar marcada como ativa, ou seja, marcada como ‘bootável’ para que a BIOS possa iniciar a máquina por ela.
2.1.1 Sistema de arquivo
Sistema de arquivos é o modo como os dados serão organizados e listados no disco. É como se o sistema operacional tivesse uma "lista" com os dados que serão acessados no disco, pra ficar mais fácil localizá-los depois; se os dados estiverem bem listados e bem organizados no disco rígido, a busca posterior desses dados será mais ágil e mais fácil, além de ficar bem mais rápido. Como os dados serão localizados pelo sistema operacional, ele quem definirá o melhor modo de organização e listagem. É como se fosse um "mapa" para encontrar dados dentro do disco rígido, daí o sistema operacional vai direto à parte onde o dado está alocado, ao invés de abrir todos os dados para verificar qual é o solicitado. Existem vários sistemas de arquivos, são eles:
FAT16: É um dos tipos de sistema de arquivos que já foi mais utilizado no mundo, e atualmente é suportado por todos os tipos de sistemas operacionais. É um sistema de arquivos antigos (criado em 1987), então tem algumas limitações, sendo as mais visíveis ao usuário: A possibilidade de criação de partições (unidades lógicas) com no máximo 2 GB por unidade, e o nome do arquivo limitando-se a oito caracteres