Partida direta - acionamento elétrico
COLEGIO TECNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
ELETROMECÂNICA SUBSEQUENTE
RELATÓRIO DE ACIONAMENTOS ELÉTRICOS:
MOTOR 3Φ PARTIDA DIRETA
Helena Oliveira;
Silvano Lago
Santa Maria, 26 de março de 2012
Introdução
O presente relatório tem como objetivo principal relatar a montagem de um circuito de acionamento de um motor trifásico na aula do dia 19/03/2012, bem como mostrar e explicar seus componentes, suas vantagens e desvantagens.
Fundamentos Teóricos
Contator É um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, desde tensões diferentes do circuito de comando, até conter múltiplas fases.
Contator AC para manobra de motores.
É constituído por uma bobina que produz um campo magnético, que conjuntamente a uma parte fixa, proporciona movimento a uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez, altera o estado dos seus contatos associados, os que estão abertos, ela fecham-se, os que estão fechados, abrem-se. Estes contatos podem ser de dois tipos, os de potência e os auxiliares.
Contato de potência ou contato principal
É aquele componente de ligação que, em estado fechado, conduz a corrente do circuito principal.
Os contatos principais de um contator são dimensionados com o objetivo principal de estabelecer e interromper correntes de motores, podendo ainda, acionar cargas resistivas, capacitivas e outras.
Contatos auxiliares
São dimensionados para a comutação de circuitos auxiliares para comando, sinalização e intertravamento elétrico, entre outras aplicações.
O formato dos contatos auxiliares está de acordo com a função: normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF), podendo ser ainda adiantados ou retardados, dependendo da linha e modelo do contator utilizado.
Classificação Capacitores * cerâmica (valores baixos até cerca de 1 μF) * poliestireno