Particulas elementares
3- O modelo padrão estabelece que toda a matéria que se tem noticia é composta basicamente por 3 tipos de partículas elementares: os leptóns os quarks e as partículas mediadoras, e que 61 partículas são suficientes para construir toda a matéria do universo.
Ele agrupa às partículas subatômicas segundo as interações que sentem.
4 - Mas agora surgem as perguntas: Como se chegou a esse número? Quais são as partículas? E como são classificadas essas partículas? 5- Bom o elétron foi à primeira partícula elementar a ser descoberta, antigante pensava-se que o átomo era uma partícula elementar. E foi a experiência com raios catódicos na ampola de crooks que Thomson flagrou a divisibilidade do átomo ganhando o premio Nobel em 1906. 6- Nessa figura representando a ampola, mostra onde um feixe das particulas que estavam sendo observadas passa primeiro por um campo elétrico, sendo acelerado e depois por um campo magnético que curva sua trajetória, foi ai que Thomson observou um pontinho no bulbo da ampola e pela curva certificou que era um elétron.
7- Na experiência há dois pontos importantes o 1º quando o elétron passa por um campo magnético sua trajetória de curva e o 2º ao passar por um campo elétrico o elétron é acelerado. E são essas duas propriedades que formam o principio básico dos aceleradores de partículas carregadas.
8- Agora vamos ver como o elétron é classificado no modelo padrão.
O modelo padrão que apresentamos é representado como uma figura de 16 caixinhas, onde há espaço para 6 leptons as caixinhas roxas- esses