PARTE DA SUELLYDA
632 palavras
3 páginas
PARTE DA SUELLYDAEco-92 ou Rio-92 são os nomes mais conhecidos para denominar a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). Realizada entre 3 e 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, a conferência foi de grande importância para a consolidação do conceito de desenvolvimento sustentável e para a conscientização a respeito das agressões ao meio ambiente.
Os países puderam chegar a um consenso no sentido de que, os países desenvolvidos eram os maiores responsáveis pelos danos ao meio ambiente, e que os países em desenvolvimento necessitavam de apoio financeiro e tecnológico para caminhar para o desenvolvimento sustentável, um tema central em todas as discussões.
Um dos acordos firmados durante a conferência foi a Convenção da Biodiversidade, que, aprovada por 156 países e uma organização de integração econômica regional, pregava a conservação da biodiversidade e o uso correto de seus componentes.
No entanto, o principal documento assinado na RIO-92 foi o Agenda 21, que consistia em um conjunto de ações e políticas a ser implantado por todos os países participantes da conferência, com o fim de promover uma nova política de desenvolvimento, pautada na responsabilidade ambiental. Uma das críticas ao Agenda 21 é que, embora tenha sido ratificado por todos os países, apresentava apenas propostas sem estabelecer prazos, diferentemente do Protocolo de Kyoto (1997), que fixava metas específicas para a redução da emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.
*A Conferência do Rio consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo tempo, a necessidade de os países em desenvolvimento receberem apoio financeiro e tecnológico para avançarem na direção do desenvolvimento sustentável. Naquele momento, a posição dos países em desenvolvimento