parte 3 matematica financeira
Dentre as variaveis que fazem parte da economia, uma das mais importantes é a taxa de juros.
O banco central muitas vezes tenta baixar a taxa de juros, mas não alterando para o consumidor que não sente impacto em redução pois os juros em si já são muito elevados.
Ao identificar os juros praticados pelo mercado, o consumidor internaliza a importância de comprar a vista.
Portanto, quanto mais juros se paga, menos o consumidor têm disponível para poupar, e contribui para o aumento da tranferência de renda dentro do país.
Assunto amortização de emprestimos, serão relembrados. Presente e valor futuro e sequência uniforme de capitais.
O consumidor deve sempre analisar seu orçamento, e se houver debitos no cartão ou estiver utilizando o limite do cheque especial, a melhor coisa a fazer é contratar uma linha de crédito que seja mais em conta com menores taxas e quitar as pendências.
Taxa de juros em uma sequência uniforme de pagamentos. Demonstra como calcular a taxa de juros de uma sequência de pagamentos.
Taxa equivalentes a juros compostos. Mostra como as taxas se equivalem.
Capitalização. Topico conceitual fundamentado em algumas demonstrações.
Taxas nominais e afetivas. Topico fundamentado em algumas discurssões teoricas já feitas.
Taxa interna de retorno (TIR). O cálculo da taxa em um fluxo de caixa não uniforme é realizado nesse item.
Ao financiar um bem, o consumidor precisa estar atento à taxa de juros. Nem sempre a taxa é divulgada. Ao consumidor é oferecido um pequeno desconto a vista, então existem juros.
Muitas pessaos acabam realizando maus negocios e pagando juros altos em financiamentos, enquanto seu dinheiro está apicado a uma taxa bem mais baixa.
Capitalização: um valor pode ser capitalizado de maneira simples ou composta, desde que taxa e tempo estejam na mesma base de tempo.Taxas nominais e