Parque nacional dos veadeiros
O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO.Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.
Chapada dos Veadeiros foi criado através do Decreto No 49.875, emitido pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, em11 de Janeiro de 1961. Em Dezembro de 2001 o parque foi incluída na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO. Atualmente sua administracão está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Chapada dos Veadeiros é um importante centro dispersor de drenagem, com a maioria de seus rios escavando vales em forma de "V". O principal rio é o Rio Preto, afluente do Rio Tocantins. Ao longo de seu curso, o rio Preto forma cachoeiras de grande importância turística, como os Saltos do Rio Preto, um com 80 e outro com 120 metros de alturaEntre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no biomaCerrado.
No cerrado aberto, as espécies vegetais mais proeminentes são o pau-terra-vermelho (Qualea multiflora), a lixeira (Curatella americana), o murici-rói-rói (Byrsonima cocaldsifolia), o caju-do-cerrado (Anacardium humile) e as mandioqueiras (Qualea