Paronimos
H3C ─ C ─ CH3
A Acetona se apresenta como um líquido de odor irritante e se dissolve tanto em água como em solventes orgânicos.
Na indústria alimentícia, as cetonas possuem uma importante utilização: extração de óleos e gorduras de sementes, as plantas usadas neste processo são o girassol, amendoim e a soja. Cetonas podem ser usadas para extrair cocaína das folhas de coca, daí o porquê de seu uso ser restrito e fiscalizado por órgãos da polícia federal.
As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Tanto os aldeídos como as cetonas possuem a carbonila como grupo funcional. A diferença está na posição dessa carbonila. Como mostrado abaixo, nos aldeídos, a carbonila aparece ligada a um hidrogênio, ou seja, sempre vem na extremidade. Por outro lado, nas cetonas, o grupo carbonila fica entre dois carbonos, nunca vem na extremidade das cadeias carbônicas:
Aldeídos: Cetonas: O O ║ ║
H ─ C ─ C ─ C ─ C
Os principais métodos de obtenção dos compostos pertencentes a esses grupos são: hidratação de alcinos, ozonólise de alcenos e oxidação de álcoois. No caso das cetonas, ainda existe um método especial, que é a decomposição térmica de sais orgânicos de cálcio.
Veja como se dá cada um desses processos:
1. Hidratação de alcinos: Ocorre a adição de moléculas de água em meio ácido na presença do catalizador HgSO4.
Inicialmente se