Parnasianismo
• A ARTE PELA ARTE: A poesia vale por si mesma, não tem nenhum tipo de compromisso, e se justifica por sua beleza. Faz referências ao prosaico, e o texto mostra interesse a coisas pertinentes a todos.
• CONTEXTO HISTÓRICO: Em XIX consolida-se a Segunda Revolução Industrial, um período marcado pelas formações de conglomerados empresariais e a aliança entre a indústria e a ciência. Ocorre crescimento da urbanização e dos serviços públicos; as cidades começam a adquirir o capitalismo. Na Europa e nos Estados Unidos, o deslocamento para a produção mecânica se acentua, aumentando o número de operários nas fábricas nas cidades em relação ao numero de trabalhadores rurais.
• CONTEXTO CULTURAL: Belle Époque é normalmente compreendida como um momento na trajetória histórica francesa que teve seu início no final do século XIX, mais ou menos por volta de 1880, e se estendeu até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Art Nouveau é um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas – especialmente o inicio da arte aplicada à industria – que foi muito apreciado de 1890 até os anos 1910. Art Nouveau é uma reação à arte acadêmica do século XIX e inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas. Art Nouveau foi mais popular na Europa, mas sua influencia foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque. Assim, ela é conhecida de várias formas com frequentes tendências localizadas junto.
• CONTEXTO LITERARIO: O parnasianismo é uma tendência exclusivamente poética situada na segunda metade do século XIX embora seja historicamente simultâneo a essas duas estéticas, o parnasianismo não é a vertente política das duas tendências da prosa: a poesia parnasiana não compartilha de um desejo de intervenção sobre a realidade, como acontece aos realistas e naturalistas, que pretendem fazer da arte um mecanismo de interpretação objetiva e agudo do