Parkour
Observação da organização de uma célula eucarionte
[pic]
Disciplina: Biologia e Geologia
Data de realização: 02-02-2012
Data de entrega: 15-02-2012
Trabalho realizado por: Miguel Ângelo nº18
Turma: 10º A
Turno: 1
Índice
Capa…………………………………………………………………………………..1
Índice………………………………………………………………………………….2
Introdução………………………………………………………………………..3,4,5
Material……………………………………………………………………………….5
Procedimento……………………………………………………………………….6
Registo dos resultados………………………………………………………….7,8
Interpretação dos resultados……………………………………………..8,9
Conclusão……………………………………………………………………………..9
Bibliografia……………………………………………………………………………10
Introdução
Neste relatório, realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, tenciona-se abordar o trabalho prático efectuado na aula experimental de biologia, no qual se observou células do tecido não clorofilino da epiderme das túnicas do bolbo da cebola e células do epitélio bucal através do microscópio óptico.
Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa. O bolbo da cebola trata-se de um caule subterrâneo que apresenta túnicas carnudas e sobrepostas. Cada túnica é uma folha modificada em forma de escama, que acumula substâncias de reserva. Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe uma epiderme, ou seja uma película fina, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. Esta epiderme será o nosso objecto de observação microscópica. Classificação científica da cebola: reino – plantae; divisão – magnoliophyta; classe - liliopsida; ordem – asparagales; família – alliaceae; género – allium e espécie – allium cepa.
A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos. As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Existem dois tipos de células: