Parecer geral da turma do berçário
Conforme a proposta das Diretrizes Curriculares devemos proporcionar às crianças experiências diversificadas e enriquecedoras, a fim de fortalecer sua identidade e desenvolver suas capacidades. Pois desde que a criança nasce ela já esta inserida em uma sociedade repleta de conhecimentos e a educação infantil atua na base da formação humana, na construção de diferentes identidades, porque cada criança apresenta características singulares, que precisam ser respeitadas.
Neste primeiro semestre, iniciamos a turma no mês de abril com todas as crianças novas no Cemei.
Visando esse período de adaptação, onde há choro e estranhamento da rotina, preparamos um ambiente acolhedor e estimulante.
Aos poucos iniciamos na rotina atividades como: musicalização, roda de conversa, contação de histórias, leitura de livros, cantos de atividades, desenho com diferentes riscantes e movimento.
No momento da leitura as crianças gostam de se aproximar da educadora para tocar o livro ou pegá-lo, demonstrando alegria e entusiasmo com as figuras coloridas.
Na linguagem visual com os riscantes como: lápis de cor, canetinha, giz de cera, canetões, entre outros, ainda é uma novidade para todos, necessitando do auxílio das educadoras para não colocar os objetos na boca, pois estão explorando e conhecendo os mesmos, e estaremos dando continuidade nesse trabalho no segundo semestre.
Usamos também, diferentes sons naturais e produzidos (sons da voz, corporais e da natureza), participação de brincadeiras cantadas, cantigas de roda acompanhada por palmas para o desenvolvimento da linguagem musical.
Para trabalharmos movimentos, vivenciamos diferentes práticas como: Dança, circuito, brincadeiras com bolinhas de sabão e bolas.
Para trabalharmos a identidade, usamos fotos, imagens e o espelho, para que as crianças se familiarizassem com a imagem do próprio corpo, identificando as partes. A maioria das crianças já se reconhecem na chamada.
As crianças ainda