Parcelamento
Boletim de débitos com valores atualizados.
Verificar possibilidade de prescrição
Verificar se estão em cobrança judicial e discriminar os processos, caso positivo.
Passar os valores para pagamento, verificando se tem AJG ou não para os judiciais e, também, verificar se honorários já foram pagos em outro parcelamento antigo (v.g., Kalef).
Verificar se o contribuinte deseja parcelar no dia e se tem os valores das entradas.
Se SIM
Se NÃO
Tirar cópia dos DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, conforme a situação de quem está fazendo o parcelamento.
CUIDAR a Responsabilidade Tributária !!!
1. Fazer requerimento de parcelamento (Judicial – 4 vias | Admin. – 2 vias), colocando o Cód. Único do Responsável Tributário e o nº dos processos, se judicial. Cabem 3 processos, separados por vírgula (,) e sem espaço.
2. Confirmar endereço e CPF do Responsável Tributário e do contribuinte/proprietário.
3. Entrar na receita correspondente e gerar parcelamento, marcando a checkbox do valor, e calcular o valor das parcelas e avisar do REAJUSTE ANUAL que aumenta um pouco o valor das parcelas, se houver virada de ano.
4. Após simular e confirmar com o requerente as condições do parcelamento, NÃO ESQUECER DE ADICIONAR O RESPONSÁVEL TRIBUTÁRIO.
5. Feito isso, emitir o termo de confissão de dívida (Judicial – 4 vias | Admin. – 2 vias) e as guias de pagamento.
6. Se o Parcelamento for Judicial, lançar honorários no código único do contribuinte/proprietário/responsável tributário conforme a situação. Parcelá-los, se possível e se assim concordar o requerente. Emitir guia de pagamento e, se forem parcelados os honorários, fazer o requerimento de parcelamento (3 vias).
7. Colher a assinatura do contribuinte em todas as vias.
8. Atualizar os dados do requerente e do contribuinte.
9. Entregar-lhe as guias, avisando que você entregou as parcelas até o final do ano e que, se o carne de continuação do parcelamento não chegar até dia 20-25/janeiro do ano seguinte, ele deve vir buscá-lo aqui