PARAÍBA
2012
Dentro do estudo do marketing, há os 4 P`s (preço, praça, produto e promoção, os atores internos ou controláveis do marketing) que existem para exercer influência sobre os fatores comercias e consumidores finais, ou seja, estão formando um mix marketing para trazer o melhor para a empresa, como por exemplo compradores em potencial e estão voltados para a empresa. “ O sucesso de uma empresa é determinado pelo lado de fora dela, dentro dela só há custos. O cliente, que está do lado de fora da empresa, é quem de fato define qual o negócio de uma empresa e não suas decisões internas”. (Peter Drucker, anos 60).
Pensando nisto, criou-se os 4 C´s, estes são voltados para o cliente, pois antes o centro do marketing era o produto, e hoje o cliente tornou-se o centro do marketing. Os 4 C´s significam cliente, custo, conveniência e comunicação que serão a visão do cliente sobre o mesmo produto, só que em um ângulo diferente ao da empresa.
Cliente, é o consumidor que deseja suas necessidades satisfeitas da melhor forma possível. Ele é o ponto essencial, pois logicamente que sem clientes não haverá consumo. O verdadeiro profissional de Marketing não deve somente querer vender o produto, deve também conhecer seu cliente a fundo, deve ouvi-lo seja pessoalmente, por e-mail, telefone etc. O cliente gosta de ser ouvido, e o profissional de marketing deve lhe dar a oportunidade de dizer quais suas preferências, impressões sobre os produtos, onde pode melhorar mesmo já estando admirável. Custo, o que para a empresa é preço, para o cliente é custo, é quanto ele ira pagar por determinado produto ou serviço. O próprio cliente irá analisar o produto ou serviço e fará uma estimativa de quanto realmente Vale o que ele está adquirindo. Nos dias atuais, o profissional de marketing deverá analisar o cliente. Deverá saber o que ele quer no produto/serviço, quanto ele quer pagar, com o que ele trabalha, enfim o que levaria ele a sair da concorrência para