parasitologia
Doença de Chagas
A doença de chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanossoma cruzy, que é transmitido pelas fezes do inseto, mais conhecido como barbeiro, tem ciclo heretoxênico. O nome do parasito foi dado por seu descobridor, Carlos Chagas.
A principal transmissão da Doença de Chagas ao ser humano é diretamente da picada do barbeiro, que se infecta quando fuga o sangue de um hospedeiro (homem ou animal) já contaminado com o parasito. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada onde as fezes foram eliminadas pelo barbeiro, fazendo as mesmas entrarem na corrente sanguínea .Também há outras formas de contaminação, que pode ser transfusional, congênita, acidental, oral e por transplantes.
Seus principais sintomas são, Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baço
O período de incubação leva de 5 à 14 dias após a picada, e o diagnostico pode ser feito por exames de sangue.
Não há tratamento para cura da Doença de Chagas, então as recomendações, uma vez que ainda não existe vacina para a mesma, é evitar os locais onde o barbeiro ainda existe,como no norte de minas e em alguns lugares no nordeste da Bahia.
Leishmania.
A Leishmaniose visceral ou calazar, é de cliclo heteroxênico e é uma doença transmitida pelo birigui, ou mosquito-palha, como é chamado, que ao picar, introduz no hospedeiro o parasito Leishmania chagasi. Tem o ciclo heretoxenicoNos centros urbanos o reservatório do protozoário e fonte de infecção mais perigosa é o cachorro, que desenvolvem um quadro clinico parecido com o do homem, mas também pode ter em raposas, roedores, preguiças...
A doença não se transmite de pessoa a pessoa, ou entre animais, nem de animais para pessoas, a transmissão do parasito só ocorre através do mosquito fêmea infectado pelo parasito.
Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febres por semanas, fraqueza, perda de