Parasitologia
Açúcar – O açúcar não é necessário ao nosso organismo, pertence ao grupo de carboidratos, portanto a energia requerida pelo nosso organismo pode ser adquirida pelos grupos de alimentos fontes e não de açúcares simples. Alimentos com alta concentração de energia estão relacionados com a obesidade e com o alto índice de cáries em crianças, como no caso dos açúcares simples. As frutas e alguns vegetais possuem naturalmente açúcar do tipo frutose, essa forma natural de açúcar não é a que deve ser diminuída. O consumo de açúcares simples não deve ultrapassar 10% da energia total ( 1 porção por dia do grupo dos açúcares e doces que é equivalente á 110kcal) ainda é possível orientar a diminuição de consumo dos produtos processados, pois estes são os que mais contêm açúcares simples.
Sal- (cloreto de sódio) é composto principalmente por 40% de sódio. O sódio juntamente com o potássio são essenciais para regulação dos fluidos intra e extracelulares, que mantém a pressão sanguínea regulada. A população em sua maioria consomem níveis de sódio além de suas necessidades. Além de ser fonte de sódio o sal também é fonte de iodo, esse mineral é importante para o desenvolvimento humano, sua deficiência pode levar a quadros de distúrbios por deficiência de iodo. Dados apontam que o alto consumo de sal está relacionado com hipertensão. É recomendado que se consuma 5g de sal por dia (1 colher rasa de chá). É necessário orientar a população que produtos industrializados possuem já cloreto de sódio em suas preparações, por isso devemos desestimular o consumo do mesmo em alimentos feitos em casa.
Gorduras- As gorduras são de diferentes tipos e, de acordo com isso, podem ser mais ou menos prejudicial à saúde. O consumo diário de gorduras recomendado é de 15% á 30% do valor energético total. Gordura saturada : é de origem animal, sólida a temperatura ambiente ( exemplo: toucinho, banha ), esse tipo de gordura aumenta o risco de doenças de