parapipa
1663 palavras
7 páginas
Fichamento de Psicopatologia - Cap. 14: A sensopercepção e suas alterações (incluindo a representação e a imaginação) Definições básicas:
Recebemos informações do ambiente através de estímulos que podem vir tanto de fora quanto de dentro do organismo. Esses estímulos agem sobre os órgãos dos sentidos e produzem nossas sensações.
São essas sensações vindas do ambiente que vão organizar as ações do indivíduo, em relação à sobrevivência e interação social.
Já a percepção, por outro lado, é quando o indivíduo toma consciência de um determinado estímulo sensorial.
Sendo assim, a sensação é a dimensão neuronal, não é plenamente consciente e então um processo passivo. E percepção seria a dimensão propriamente psicológica e neuropsicológica do processo, o qual é considerado ativo.
Existem alguns autores que fazem uma distinção entre percepção e apercepção, sendo que este último processo seria o fato de perceber algo com clareza e plenitude, de forma integral (uma gnosia).
Delimitação dos conceitos de imagem e de representação:
A imagem perceptiva real é o elemento básico na sensopercepção e é caracterizada por diversos fatores, tais como a nitidez, corporeidade, estabilidade, completude entre outros.
Existe uma diferença entre imagem e a representação, a primeira é perceptiva e real, já a segunda é uma revivescência de uma determinada imagem, sem o objeto real por perto, como se fosse uma reapresentação da imagem na consciência.
A representação é caracterizada por ter pouca nitidez e corporeidade, além da instabilidade, incompletude e introjeção.
Quando há uma representação de forma muito precisa e com características muito semelhantes à percepção, chamamos de imagem eidética (sua evocação é um processo voluntário e não se enquadra em transtornos mentais).
A imaginação é uma atividade psíquica, em geral, consciente, que consiste na evocação de imagens percebidas no passado ou na criação de novas imagens. Ocorre na maioria das vezes sem a presença do estimulo