Paralelos e Meridianos
A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.
Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Os paralelos mais conhecidos
Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich.
O único meridiano a receber um nome é o de Greenwich
Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes. Já os meridianos vão dar origem àquilo que chamamos de longitudes.
Juntas, as latitudes e longitudes formam as coordenadas geográficas. A partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto existente na Terra, o que é muito útil para viajantes, marinheiros, e para quem gosta de saber exatamente onde está.
Quais são os paralelos e os meridianos com destaque para o equador e o meridiano de greenwich? Seguir
Os principais paralelos são:
Círculo Polar Antártico (latitude: 66º Sul)
Trópico de Capricórnio (latitude: 23° Sul)
LINHA DO EQUADOR (latitude: 0º)
Trópico de Câncer (latitude: 23º Norte)
Círculo Polar Ártico (latitude: 66º Norte)
Os principais meridianos são:
MERIDIANO DE GREENWICH (longitude: 0º)
Linha Internacional de Data (oposto ao meridiano de Greenwich)
O movimento de rotação da Terra ao redor de seu eixo proporciona dois pontos naturais - os pólos - nos quais está baseada a chamada rede geográfica, que consiste em linhas destinadas a fixar a posição dos pontos da superfície. A rede geográfica consta de um conjunto de linhas traçadas de norte a sul unindo os pólos - os meridianos - e um