PARALELO ENTRE AS QUESTÕES ÉTICAS E DEONTOLÓGICAS DO JORNALISMO CONTRA A LUTA PELA AUDIÊNCIA NOS MEIOS TELEVISIVOS
1646 palavras
7 páginas
PARALELO ENTRE AS QUESTÕES ÉTICAS E DEONTOLÓGICAS DO JORNALISMO CONTRA A LUTA PELA AUDIÊNCIA NOS MEIOS TELEVISIVOSRESUMO
O jornalismo sofre uma queda no que diz direito a credibilidade e ética. Hoje, veículos de comunicação exploram os meios noticiosos para se promoverem em meio a uma variedade de programas tendenciosos que fazem parte da programação da família brasileira. O jornalista não segue os códigos de ética, tampouco os deontológicos. Estão transformando, cada vez mais, o serviço social à democracia em um produto empresarial. Os meios televisivos, ascendentes pelas classes mais baixas, são os principais pontos de manipulação midiática, e abusam de vários aspectos pela audiência.
PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo; Código de ética, Código deontológico; Serviço social.
1 INTRODUÇÃO
No jornalismo, a briga pela audiência muitas vezes ultrapassa os limites éticos. Até onde o profissional de comunicação pode expor a imagem de alguém? Os escrúpulos dos jornalistas, muitas vezes, vão além do código deontológico, parte da Constituição Federal de 1988, artigo 221: “A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios: (...) IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família”. Mais do que a busca pela audiência, que faz parte do sustento da profissão, é preciso buscar pela informação, e manter a responsabilidade social e política.
É papel do jornalista relatar os fatos com rigor e exatidão, regendo as normas e procedimentos éticos da profissão. Mas, é comum dizer que os jornalistas estão mais dispostos a defender a sua autorregulação do que exercê-la de fato. Antes de tudo, é necessário distinguir a liberdade de expressão da liberdade de imprensa. O jornalismo é peça fundamental para o cumprimento da justiça cidadã, já que desempenha um importante papel social na sociedade democrática contemporânea, onde defende o direito de expressão libertária da população.
A imprensa traz à liberdade de expressão