Paradgmas
A Análise Transacional é um método psicológico que estuda a forma como as pessoas sentem, pensam, agem e se relacionam. Criada pelo psiquiatra canadense Eric Berne em 1958, a AT é um excelente sistema para entendimento do ser humano e um poderoso instrumento de ação preventiva e transformadora. Através dos instrumentos da AT, a pessoa passa a conhecer como ela funciona internamente e também como os outros funcionam, podendo entender então seus relacionamentos e perceber o que precisa ser mudado.
A Análise Transacional é uma teoria positiva, de confiança no potencial do ser humano e se baseia fundamentalmente nos princípios filosóficos de autonomia, consciência, espontaneidade e intimidade. A frase de Eric Berne “Todos nascemos príncipes ou princesas. Escutamos uma bruxaria, acreditamos nela e nos tornamos sapos” resume esse conceito. Para a AT todo o individuo nasce com o potencial de ser feliz, de ter sucesso e relacionamentos de qualidade. No entanto, dependendo das mensagens que recebemos e decisões que tomamos, podemos limitar este potencial e passar a agir de acordo com as expectativas de nossos pais, ou estabelecendo relacionamentos dependentes e infelizes ou ainda não alcançando o sucesso em nossos objetivos.
Trabalha com os conceitos de Estados de Ego, que são as formas diferentes de funcionamento interno de cada pessoa; Comunicação; Emoções; Jogos Psicológicos, que são as situações repetitivas de conflito que enfrentamos e os papéis que assumimos; Reconhecimento e Script de Vida, que é a história que escrevemos para nós e que seguimos seu roteiro inconscientemente e que muitas vezes limita nosso potencial.
A Análise Transacional traz como benefício sua linguagem simples e acessível, que possibilita qualquer pessoa desenvolver a capacidade de analisar o que acontece consigo e com o outro e ter sua autonomia, independente da figura do terapeuta. Da mesma forma, o curso de Análise Transacional pode ser feito por qualquer pessoa e