Para que serve a filosofia
1_Para que filosofia?
-A filosofia é como um saber verdadeiro usado em beneficio dos seres humanos para uma sociedade justa e feliz, a filosofia é o mais util de todos de todos os saberes de que os seres humanos são capazes, é para buscar o significado do mundo , é compreender a historia e a cultura .
2_ A atitude filosófica? E se, em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse analisar:
O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade?
Alguém que tomasse essa decisão, estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência.
Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Esse alguém estaria começando a adotar o que chamamos de atitude filosófica.
_ 3_ A especificidade do conhecimento filosófico?
_Argumentar e demonstrar por meio de princípios e regras necessários e universais , apreender pelo pensamento a unidade real sob a multiplicidade percebida ou, ao contrario apreender pelo pensamento a multiplicidade e diversidade reais de algo percebido como unidade ou identidade , eis aí algumas das características do que os gregos chamaram de filosofia.
4_ Os gregos inventam a filosofia?
Atribui _se ao filosofo grego Pitagoras de samos (que viveu no século v.a c.)a invenção da palavra filosofia . Pitagoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses , mas que os homens podem deseja-la ou ama-la , tornando –se filósofos.
5_O sentido da filosofia ?
_ A filosofia significa portanto amizade pela sabedoria ou amor e