para enviar ed
1. Defina, de maneira geral, a organização ultraestrutural do retículo endoplasmático (RE).
Consiste numa rede interconectada de membranas em forma de vesículas achatadas (cisternas) e túbulos. A membranas do RE delimitam um espaço interno único chamado lúmen do RE. As membranas do RE são contínuas com o envelope nuclear. Maior sistema de membranas da célula eucarionte, ocupando cerca de 10% do volume celular. Dois tipos de RE: granular ou rugoso e agranular ou liso.
2. Cite 4 funções do RE granular ou rugoso (RER).
Participa da síntese de proteínas, síntese de lipídeos, desintoxicação celular e no transporte intracelular, metabolização
3. Dê exemplo de células que possuam RER bem desenvolvido e justifique. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com funções secretoras. São os casos, por exemplo, das células do pâncreas, que secretam enzimasdigestivas, das células caliciformes da parede do intestino, que secretam muco, e das células secretoras tipo II, nos alvéolos pulmonares, que produzem lipoproteína surfactante .
4. Explique como ocorre a síntese de proteínas no RER.
Síntese Protéica• Reconhecimento: ligação da PRS (Partícula de Reconhecimento do Sinal) ao ribossomo e reconhecimento do peptídeo sinal.• Direcionamento: a conformação adotada pela PRS facilita o seu reconhecimento pelo seu receptor ancorado na superfície do RE.• Associação: o ribossomo se ancora ao seu receptor e o peptídeo nascente se associa ao poro de translocação (poro fisiológico que só se forma na presença de complexo ribossomo-peptídeo nascente na membrana do RE).• Clivagem: a peptidase do sinal cliva o peptídeo sinal da estrutura da proteína.• Transferência: o peptídeo em formação é transferido através do poro para a luz do RE.
5. Qual o destino de proteínas transmembranas e de proteínas solúveis que são sintetizadas no RER?
As proteínas que são transferidas do citosol para o RE são as proteínas hidrossolúveis, que são