eletrohidropneumatica
Eletrohidropneumatica
CFP – Dr. José Luciano Duarte Penido – Mariana
ELABORADO POR: Thalison Maia, Dyelle,
Reiniqui, Beatriz e Nayara
INSTRUTOR: Thiago Caldeira
PROJETOS PNEUMÁTICOS
Portas automáticas de ônibus
• Grande parcela da população já andou de ônibus pelo menos uma vez na vida e com certeza se deparou com a curiosidade sobre o funcionamento da abertura e fechamento das portas do veículo, que são acionadas ao mínimo toque de botão ou alavanca.
SISTEMA PNEUMÁTICO
• O sistema de freio utilizado em um ônibus é diferente do sistema de um automóvel de passeio, pois, por conta do maior peso que o veículo pode carregar, ele necessita de uma atuação mais eficiente, deste modo não se usa um sistema hidráulico mas sim pneumático.
Enquanto um automóvel possui um sistema de freios hidráulico, ou seja, por acionamento com óleo, o freio de um ônibus é pneumático, que utiliza o ar comprimido em vários momentos.
"De acordo com a Knorr-Bremse, o funcionamento do sistema acontece da seguinte maneira: o compressor comprime o ar e o envia para o regulador de pressão, que controla a pressão de trabalho do sistema, jogando para a atmosfera o excesso produzido pelo compressor. Em seguida, a pressão regulada é distribuída para os quatro circuitos independentes através da válvula de proteção de 4 circuitos.”
•
•
Sistema de freios hidráulico
A distribuição do ar comprimido é feita separadamente, uma via é destinada para os freios traseiros, outra para os dianteiros, outra para o estacionamento e uma saída para acessórios, que incluem freio motor e buzina. Isso impede que o sistema fique completamente sem assistência quando uma das vias apresenta avarias. Se vazar ar de uma saída, as outras serão bloqueadas evitando perda de pressão em todo freio."
Mas o que isso tem a ver com as portas? É que a saída de acessórios do sistema de freios do veículo é a responsável por enviar a pressão de ar para acionar a abertura e o fechamento das portas.