Para Entrar
Uma moradia sustentável é basicamente transformar uma construção civil em uma atividade que provoque menos impactos sobre o meio ambiente, com o desenvolvimento de projetos que usam racionalmente os recursos da natureza, sem afetar as necessidades do ser humano.
É a partir do tema moradia sustentável e a definição acima que busco transmitir que é sim possível encontrar a harmonia entre uma moradia que seja auto-sustentável, através de recursos naturais, e que ao mesmo tempo seja economicamente viável e agradável a vista.
Moradia Sustentável
Quando se imagina uma casa ideal, imagina-se uma casa bela e agradável, luminosa, quente no inverno e fresca durante verão, com ar puro, de fácil manutenção, respeitosa com o meio ambiente e que seja auto-suficiente, ou seja, capaz de produzir a energia que consome. Assim como, a capacidade de aproveitamento da água presente no terreno e a captação da água das chuvas. Uma casa como essa poderia estar inspirada num filme de ficção cientifica, mas esta é uma realidade tão acessível como qualquer outra construção convencional.
As moradias ecologicamente corretas ou bioclimáticas são aquelas que reúnem em si ótimas condições de habitação com o mínimo consumo energético. Uma construção inteligente, saudável e regulada de forma auto-suficiente, onde a energia provem da própria natureza. As águas da chuva são filtradas e armazenadas para serem reutilizadas posteriormente, tendo sempre como principio não haver perdas nem desperdícios. Deve ser construída com materiais não tóxicos e naturais, sendo os mais importantes a madeira (dando preferência a madeiras de reflorestamento), pedra e argila. Uma vivenda confortável e bela é aquela que permite ao ser humano viver em harmonia com o meio ambiente. Benefícios das construções sustentáveis
Diversos são os benefícios trazidos pelas casas auto-sustentáveis, desde a contribuição com o meio ambiente até os