Entrar
DEFININDO TEOLOGIA
A palavra teologia é de origem grega. Theos significa Deus e Logia indica o sentido de estudo. Sendo assim, TEOLOGIA é o estudo sobre Deus ou sobre às coisas de Deus. Não haveria teologia se Deus não houvesse rompido o silencio e falado sobre Si próprio. A influencia que o pensar teológico tem sobre a vida do ser humano pode ser observada no momento em que ele se conscientiza sobre a existência de um prestar de contas dos seus atos, ou até mesmo quando simplesmente passa a cogitar essa ideia.
A Teologia aborda os seguintes temas: * Deus * O homem * O mundo * A salvação * A escatologia (estudo do fim dos tempos)
Podemos classificar a teologia de seguinte forma: por época (teologia patrística, medieval, reformada e contemporânea), por ponto de vista (teologias Arminiana – defendida por Arminio; Calvinista – defendida por João Calvino; Católica; barthiana – defendida por Karl Barth; de libertação etc.).
A TEOLOGIA ESTÁ A DISPOSIÇÃO DE TODOS.
A BUSCA POR RESPOSTAS
A tentativa incessante de encontrar respostas para a existência de Deus, para sua própria existência e até mesmo da criação causa angustia ao coração do homem.
A ciência encontrou respostas para os questionamentos do homem quanto a sua origem humana, mas não os anseios da sua alma.
A antropologia moderna estuda a origem da vida humana eo desenvolvimento da cultura humana. Mas muito antes do surgimento da ciência, da antropologia, a teologia cristã já mantinha estudos, pesquisas e debates contínuos e profundos sobre a pessoa humana. Na verdade, a própria cultura humana, objeto da antropologia cientifica quando se dedica a estudar a civilização ocidental, tem sido profundamente influenciada pela forma como a tradição cristã levantou questionamentos e apresentou respostas.
A TEOLOGIA COMO CIENCIA
A palavra ciência vem do latim scientia que quer dizer conhecimento, ciência é conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios