paquímetro e micômetro
O objetivo do experimento realizado foi obter o valor médio e o desvio padrão da espessura da placa de papelão, o diâmetro médio, o desvio padrão e o volume das duas esferas utilizadas como corpos de prova, através de dez medidas alternadas, utilizando o paquímetro e o micrômetro como instrumentos de trabalho.
• Introdução:
Conforme descrito nos objetivos, a intenção do experimento foi aprender a manusear os equipamentos: paquímetro e micrômetro, para podermos obter as medidas necessárias dos diferentes corpos de prova. Dessa forma, pesquisamos a origem e a função desses instrumentos.
O paquímetro possui normalmente duas graduações, uma em centímetros e outra em polegadas. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O erro do paquímetro é de 0,005 cm.
Da mesma forma o micrômetro também é um instrumento de medidas precisas, porem é mais preciso que o paquímetro já que seu erro é de apenas 0,001 mm. O aparelho foi inventado por Jean Louis Palmer, que registrou sua Patente. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi evoluído e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, entretanto, em homenagem ao seu inventor, continua sendo chamado de Palmer.
As contas necessárias foram todas calculadas diretamente na calculadora científica. Porém, as funções estatísticas da calculadora também são baseadas nas formulas da média e do desvio padrão. As formulas são:
Média: Desvio padrão: utilizamos utilizamos
• Materiais e Métodos:
Primeiro usamos uma placa retangular de papelão e fizemos as dez medições utilizando o paquímetro para obtermos o valor da espessura média do corpo de prova de papelão. Em seguida, repetimos as medições usando o micrômetro. Logo após, utilizamos duas