Papper, o Discurso e o poder.
MANIFESTAÇÕES
Joldacir Teixeira da Silva
Laudir Sergio Nunes Savergnini
Marcelo Prado de Paula
Odileno Lima Ribeiro
Vinicius Leonor Banhos
Instituto Ensinar Brasil – DOCTUM
FCS – Faculdade Comunitária da Serra/ES
Bacharelado de Direito (Direito 2º B) – Tópicos Especiais
04/10/13
RESUMO
As manifestações nas sociedades contemporâneas; Concepção de Direito não estatal; Retórica Jurídica; Liberdade de expressão. São objetos de pesquisa abordados aqui pelos ramos da Sociologia, Antropologia, Filosofia, observando-se os aspectos aplicáveis da Teoria do Ordenamento Jurídico. Dessa forma, temos a missão de zelar pela adequação e abrangência contextual do tema. Busca-se demonstrar com esse Paper, a necessidade de cautela em manifestações populares, haja vista não enfraquecer o Direito ideológico e a liberdade de expressão, tão necessários ao desenvolvimento democrático de nosso país.
Palavras-chave: Manifestações; Concepção Democrática do Direito; Ordenamento jurídico; Retórica Jurídica; Grupos de pressão.
1 INTRODUÇÃO
Busca-se interpretar as manifestações populares ocorridas no estado do Espírito Santo, especialmente, as ocorridas na grande Vitória, ou seja, nos instiga o ato de expressar publicamente os pensamentos, os motivos que conduzem as pessoas às ruas, agrupando-se e formando volume mesmo na incerteza da congruência de ideais. Nesse contexto que serão analisados os seus desdobramentos.
2 DISCURSO E O PODER, MANISFESTAÇÕES .
No livro ”Ensaio Sobre a Sociologia da Retórica Jurídica”, BOAVENTURA de Souza Santos, Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático da Faculdade de Economia de Coimbra, apresenta como proposta central do texto “O Discurso e o Poder” a elaboração teórica de uma pesquisa empírica de sociologia do direito realizada numa favela (chamada no texto de Pasárgada) do Rio de Janeiro. Será salientada a questão da extensão do espaço retórico ou do campo de