Paper Tatiana Da Silva Rodrigues Revisado
Acadêmico: Tatiana da Silva Rodrigues
Professora-Viviane A. Grizon de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (HID 0369) – Prática do Módulo I
30/05/2015
RESUMO
O presente artigo propõe discutir a relação entre o ensino de história e as novas tecnologias, com enfoque nas concepções pedagógicas sobre o processo de ensino aprendizagem e a contribuição metodológica das novas tecnologias para o ensino de história, com análise na formação acadêmica do professor, destacando ferramentas da informática utilizadas nas aulas de História. Pretende-se contribuir de alguma forma com a resolução de questionamentos do tipo: Quais as relações existentes entre as teorias educacionais e o ensino de História? Como e qual a melhor forma de ensinar os conteúdos de história em sala de aula com o auxílio das novas tecnologias? Enfim, fomentar debates sobre o ensino de História mediado pelas novas tecnologias.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Dinâmicas no ensino de História. Novas Tecnologias.
1 INTRODUÇÃO
A escola, em cada momento histórico, constitui uma expressão e uma resposta à sociedade na qual está inserida. Atualmente recebe críticas por não acompanhar as mudanças da sociedade atual, sendo constantemente questionada quanto aos procedimentos metodológicos, à estrutura curricular, ao papel do professor e do aluno para o desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem.
Sendo a História uma disciplina pertencente ao contexto do ensino escolar, pretende-se, portanto, não corrigir falhas, mas, apontar subsídios que venham a servir de debates sobre o ensino de História e suas implicações no ambiente escolar - inserido no contexto de constantes mudanças. Cabe ao professor de História conhecer e compreender as teorias educacionais para então relacioná-las à sua prática docente e assim dar coerência ao seu trabalho no processo de ensino-aprendizagem.
O